sábado, 13 de setembro de 2008

Fanzine - A História de Um Bairro!

Confiram nosso projeto:

Descrição: Esse projeto busca envolver professores de diversas disciplinas, entre elas: História, Geografia, Português e Educação Artística. Os grupos de trabalho serão incentivados a pesquisar sobre o bairro no qual está instalada a escola através de pesquisas bibliográficas e entrevistas com moradores, com a finalidade de produzir uma história em quadrinhos (Fanzine). No final, todas essas histórias serão publicadas em um único exemplar. O fanzine é uma revista artesanal, feita em fotocópias e com baixa tiragem. No entanto propomos o escaneamento do material produzido pelos alunos e a elaboração de um video utilizando o Movie Maker para que ele seja veiculado através de um blog.

Tema: O Fanzine como recurso pedagógico

Subtema: A colaboração na produção de um Fanzine

Objetivos

• Utilizar os Fanzines como recurso pedagógico para explorar a história do bairro onde a escola está localizada sob diversos aspectos (desenvolvimento estrutural, comércio, meio ambiente, qualidade de vida etc);
•Desenvolver o respeito mútuo e o espírito de colaboração entre os alunos;
•Incentivar o aluno a tornar-se cada vez mais solidário;
•Refletir sobre os valores;
•Estimular a criatividade e imaginação;
•Ampliar a percepção de mundo;
•Estimular a habilidade de observação e seqüencias de fatos;
•Favorecer o desenvolvimento criativo dos alunos através de diferentes expressões;
•Trabalhar com linguagens diferenciadas.

Justificativa

Pesquisas comprovam que nosso país tem um déficit elevado de pessoas que não sabem interpretar um texto. São dados preocupantes como estes que nos levaram a buscar novos instrumentos pra estimular o hábito da leitura e escrita. Uma das ferramentas propícias são as histórias em quadrinhos.
As historias em quadrinhos, ou "Fanzines" são uma linguagem muito apreciada entre crianças e adolescentes e não devem ser ignoradas pela escola. Cabe ao professor trabalhar com a diversidade de linguagens presentes nos Fanzines, fazendo as crianças interagirem e discutirem sobre alguns temas.
Os quadrinhos possibilitam varias abordagens e interpretações, misturando melhor da literatura com desenhos e pinturas, tornando-se mais fácil trabalhar temas como, cidadania e percepção de mundo. A utilização dos quadrinhos auxilia as crianças em disciplinas como Historias, Geografia, Português, Matemática, Ciências e também faz reflexões sobre valores.
Afinal quem nunca leu uma revista em quadrinhos? As formas com balões, desenhos e diálogos despertam o interesse dos alunos e a produção colaborativa torna o processo de ensino-aprendizagem bem mais significativo e contextualizado.

Metodologia

- Trabalho em células (grupos de trabalho com focos definidos). Os temas a serem pesquisados sobre a história do bairro podem ser abordados sob vários focos, que serão definidos pelos professores.
- Oficina de Fanzine: durante a oficina os alunos irão aprender algumas técnicas de como confeccionar uma história em quadrinhos.
- Coleta de dados: passeio pelo bairro e entrevistas com moradores.
- Momento da elaboração das histórias: todos os alunos do grupo de trabalho participarão de todas as etapas.
- Fórum sobre Fanzines e o bairro: descobertas e registros.
- Escolha do nome do Fanzine (CHAT);
- Publicação do Fanzine impresso e divulgação do Fanzine digital no Blog (Oficina de Blog e Movie Maker).

Recursos

- Papel, lápis preto e de cor, borrachas e canetas piloto de escrita fina;
- Gravador ou MP3;
- Camêra fotográfica;
- Scanner;
- Movie Maker;
- Microcomputadores com Internet;
- Sistema On-line para Criação de Projetos e Comunidades (SOCRATES).

Público-alvo

Ensino Fundamental I - quinto ano (crianças de nove a dez anos de qualquer escola da rede pública ou privada).

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Quer conhecer melhor nosso projeto?

Agora que a maioria de vocês já possuem cadastro no SOCRATES, cliquem no link projetos e acompanhe o desenvolvimento de cada uma das etapas de nosso trabalho. Basta pesquisar pelo nome "Fanzine - A História de um bairro" e conhecer um pouco do que queremos fazer. Caso alguém não esteja cadastrado, pode deixar seu endereço de e-mail aqui nos comentários e nós enviaremos o convite, ok?

O que é Fanzine?

A educadora Ioneide Santos complementa o debate sobre o fanzine, no contexto da escola



Num exame epistemológico da palavra, fanzine veio de fanactic magazine que literalmente significa revista de fã. Portanto, fanzine é uma publicação de caráter amador que aglomera opiniões, HQ, imagens de modo a propagar uma idéia. Inicialmente, como uma publicação que abordava ficção científica, depois ficção, banda de rock HQ. Posteriormente os assuntos começaram a diversificar.Assim o termo evoluiu para zines. Porém, os fanzines sempre cresceram à margem do que se "oficializou" como meio de comunicação impressa: jornais, revistas e outros que na maioria das vezes, está a serviço de um poder. Além disso, os fanzineiros eram tidos como punks, roqueiros, rebeldes, no sentido pejorativo da palavra, o que caracterizava a publicação como marginal. É um veículo de comunicação de baixo custo: basta ter papel, caneta, imagens coletadas de jornais, revistas, panfletos ou mesmo imagens produzidas pelos educandos, umas idéias, uma fotocopiadoras para ser ter um fanzine. Com essa publicação, é possível desenvolver a capacidade dos educandos de pesquisar informações relevantes, levantar um olhar crítico sobre o cotidiano ou dos conteúdos programáticos das diversas disciplinas, produzir um material de comunicação que expresse suas idéias; incorporar a idéia de unir desenhos, outras imagens e escritos enfatizando a relação entre estes e destacando as soluções mais criativas. Além disso, permite trabalhar em grupo, exercitando a socialização de idéias, discutindo preferências estéticas de cada um quanto as formas de organizar imagens e textos, visto que o fanzine não se limita a um padrão como acontece em outras publicações. O trabalho com fanzine nos permite transitar por diferentes caminhos, utilizando representações que comunicam significados, construindo e reconstruindo saberes que potencializam o poder de intervir como sujeitos pensantes no meio sócio-cultural. Todavia é importante lembrar que o fanzine não pode ser levado à sala de aula tão somente da técnica pela técnica, mas como complemento e/ou produção do trabalho pedagógico e que os educadores (de todos os níveis e saberes) percebam a importância desempenhada por esse impresso na construção de valores estéticos, éticos e morais no exercício da cidadania.

Regilane e Socorro