quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O que é Fanzine?

A educadora Ioneide Santos complementa o debate sobre o fanzine, no contexto da escola



Num exame epistemológico da palavra, fanzine veio de fanactic magazine que literalmente significa revista de fã. Portanto, fanzine é uma publicação de caráter amador que aglomera opiniões, HQ, imagens de modo a propagar uma idéia. Inicialmente, como uma publicação que abordava ficção científica, depois ficção, banda de rock HQ. Posteriormente os assuntos começaram a diversificar.Assim o termo evoluiu para zines. Porém, os fanzines sempre cresceram à margem do que se "oficializou" como meio de comunicação impressa: jornais, revistas e outros que na maioria das vezes, está a serviço de um poder. Além disso, os fanzineiros eram tidos como punks, roqueiros, rebeldes, no sentido pejorativo da palavra, o que caracterizava a publicação como marginal. É um veículo de comunicação de baixo custo: basta ter papel, caneta, imagens coletadas de jornais, revistas, panfletos ou mesmo imagens produzidas pelos educandos, umas idéias, uma fotocopiadoras para ser ter um fanzine. Com essa publicação, é possível desenvolver a capacidade dos educandos de pesquisar informações relevantes, levantar um olhar crítico sobre o cotidiano ou dos conteúdos programáticos das diversas disciplinas, produzir um material de comunicação que expresse suas idéias; incorporar a idéia de unir desenhos, outras imagens e escritos enfatizando a relação entre estes e destacando as soluções mais criativas. Além disso, permite trabalhar em grupo, exercitando a socialização de idéias, discutindo preferências estéticas de cada um quanto as formas de organizar imagens e textos, visto que o fanzine não se limita a um padrão como acontece em outras publicações. O trabalho com fanzine nos permite transitar por diferentes caminhos, utilizando representações que comunicam significados, construindo e reconstruindo saberes que potencializam o poder de intervir como sujeitos pensantes no meio sócio-cultural. Todavia é importante lembrar que o fanzine não pode ser levado à sala de aula tão somente da técnica pela técnica, mas como complemento e/ou produção do trabalho pedagógico e que os educadores (de todos os níveis e saberes) percebam a importância desempenhada por esse impresso na construção de valores estéticos, éticos e morais no exercício da cidadania.

Regilane e Socorro

Nenhum comentário: